Campeonato Catarinense tem novas regras para 2026; confira
Por: Sergio Motta
Um ¨novo¨ Campeonato Catarinense vem aí ! Depois da reunião do conselho técnico que aconteceu nas dependências da FCF em Balneário Camboriú, os 12 representantes chegaram ao consenso para a mudança das regras do Campeonato Catarinense 2026, a maior mudança que repercutiu foi a forma como será disputada e também o descenso e acesso da Série e B para Série A.
No congresso técnico foi decidido que em 2026 o estadual terá três times rebaixados. O objetivo é ter um Campeonato Catarinense com 10 times em 2027. Na próxima Série B estadual, apenas o campeão irá garantir o acesso.
Com o novo calendário da CBF que antecipou o Campeonato Brasileiro, 28 de janeiro, foi decidido que a Competição estadual iniciará no dia 7 de janeiro e terá o encerramento no dia 8 de março.

O campeonato terá a primeira fase disputada com dois grupos de seis times. As duas chaves se enfrentam, grupo A contra grupo B, cada qual com seis jogos para cada time.
Grupo A: Avaí, Camboriú, Concórdia, Marcílio Dias, Joinville e Brusque
Grupo B : Chapecoense, Carlos Renaux, Barra, Figueirense, Criciúma e Santa Catarina
O cruzamento nas quartas de final será feito com confrontos dentro do grupo: 1º colocado do grupo A contra o 4º do mesmo, 2º do grupo A enfrenta o 3º colocado. O formato se aplica no Grupo B. Com a confirmação de 12 datas, as quartas também terão partidas de ida e volta.
Após isso, os classificados se enfrentam nas semifinais com dois jogos, seguindo posteriormente para a final, também com ida e volta.
Além disso também foi resolvido como será o critério para a 4º vaga da Copa do Brasil que Santa Catarina tem direito. Será Taça Acesc 70 anos, competição paralela que vai ser disputada a partir das eliminações das quartas de final. Os quatro perdedores das quartas disputam um novo mata-mata, com duas equipes se classificando.
Esses dois times vão enfrentar os dois perdedores das semifinais do Estadual. Dessa forma, as equipes se enfrentam em uma nova semifinal, com dois classificados, que disputam uma final pela vaga na Copa do Brasil 2027. A decisão deve ser disputada em jogo único.






